Mies van der Rohe


Hoje meu post vai em homenagem a um dos maiores arquitetos|designers da história.

Mies van der Rohe, arquiteto alemão naturalizado estadunidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, que completaria hoje (27/03) 126 anos, é famoso também pelas suas frases que são usadas até hoje como “God is in the details” e a mais famosa”Less is more“.

Mies foi um dos grandes professores na escola vanguardista de arquitetura Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo.

O mais admiravél é que a soma do seu traço e a escolha de materias como o aço industrial e vidro, tanto nos móveis quanto nos edifícios, fez com que seus projetos sejam super atuais até hoje, mesmo tendo sido criados no período entre as décadas de 30 e 60.

Segue abaixo algumas de suas obras que ficaram marcadas nas história.

Foi no período da Bauhaus que ele criou seu projeto mais famoso, o Pavilhão Alemão da Feira Universal de Barcelona: uma estrutura bastante pesada, sustentada por delgados pilares metálicos e constituída essencialmente de planos verticais e horizontais. Após a exposição o pavilhão foi demolido, mas sua importância foi tal que voltou a ser construído na década de 1990, como homenagem ao arquiteto e como símbolo do modernismo.
 
Cadeira Brno
 

E a minha favorita.

Cadeira Barcelona
 

Conheça mais a história aqui.

Anúncios

2 comentários sobre “Mies van der Rohe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s